Nesta quinta-feira (2), em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho inaugurou o I Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba (Disp), no bairro de Manaíra, e a 4ª Unidade de Polícia Solidária (UPS), no bairro São José – que estará integrada ao Disp. Na oportunidade, ele anunciou a instalação de câmeras de vigilâncias em áreas estratégicas da Capital, para monitorar a ação dos criminosos.
No Disp e na UPS, Ricardo entregou 52 motos, 760 armas, mil coletes e armas não letais que vão garantir a segurança para cerca de 60 mil pessoas, nos bairros de Manaíra, São José, Jardim Oceania e Bessa. “Estamos investindo não só na infraestrutura e no aparelhamento, mas também na mudança de filosofia de compatibilização de áreas com os distritos integrados de polícia. Sabemos que o investimento ainda não é suficiente, mas estamos avançando em apreensão de armas, prisões e redução dos homicídios em algumas áreas” avaliou.
A UPS do bairro São José, que funcionará por 24 horas, contará com um efetivo de 36 policiais, uma viatura e três motocicletas. O governador destacou que o equipamento começou a funcionar já a partir de dezembro passado, e, em quase dois meses, só foi registrado um homicídio, quando antes a média mensal era de seis assassinados. “Estamos aproximando a polícia das comunidades e proporcionando mais tranqüilidade para a população, o que já é possível detectar com as UPS de Mandacarú, Alto do Mateus e Alto do Céu. Em Mandacaru, bairro com altos índices de criminalidade, passamos 37 dias, entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano, sem registrar um homicídio”, comemorou.
Projeto – Ricardo Coutinho também anunciou que enviará um projeto à Assembleia Legislativa no qual está prevista uma bonificação financeira aos policiais por apreensão de armas.