João Azevêdo acompanha obras da dragagem do Porto de Cabedelo
Governador destaca importância do investimento para a economia da Paraíba.
Durante a visita ao andamento das obras, o governador esteve acompanhado de vários secretários (Foto: José Marques) |
Na oportunidade, João Azevêdo se reuniu com representantes da Companhia Docas, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Capitania dos Portos e da empresa DTA Engenharia, responsável pelas obras, e destacou a importância do investimento. “Essa é uma ação extraordinária, que trará para o Porto de Cabedelo uma grande atualização e capacidade de operação. São quase R$ 100 milhões de recursos do estado na porta de entrada e saída de produtos do nosso estado e estou muito alegre de compartilhar esse momento tão importante para a economia de Cabedelo e da Paraíba”, frisou.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, afirmou que o investimento tornará o Porto de Cabedelo mais competitivo. “A dragagem é um momento histórico para Cabedelo e para a Paraíba, uma ação do governador João Azevêdo que atende à necessidade de aprofundamento do canal de acesso, ampliando os operações do Porto. As empresas que operam conosco, já sabendo das obras, estão se posicionando em relação ao cronograma para que possam operacionalizar com um volume maior de carga, isso barateia o custo e dinamiza as operações”, pontuou.
O gerente de Engenharia da empresa DTA, Gustavo Giorgiano, destacou os avanços da obra desde o seu início. “Nós estamos finalizando a etapa da dragagem de manutenção, trabalhando na dragagem de aprofundamento, já com 40% da obra concluída, tudo dentro do cronograma. A previsão de conclusão é em meados do próximo ano e estamos com duas dragas em operação, que trabalham 24 horas por dia e os sete dias da semana”, explicou.
Além da dragagem no canal de acesso do Porto de Cabedelo, o Governo do Estado também iniciou os obras de construção do pátio de regulação de caminhões de Cabedelo, o Truck Center, que deve regular o estacionamento dos veículos de carga, reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorar a relação Porto-Cidade, aprimorar a gestão do fluxo e diminuir o estacionamento irregular dos veículos de carga nas vias de entorno do porto e de seus terminais, ampliando a eficiência nas operações portuárias que tendem a crescer ainda mais com a dragagem do canal de acesso e com as expansões em curso nos terminais.
O Pátio funcionará como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos com agendamento de entrada e saída para os terminais, terá uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões, espaço destinado ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300m², duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio. A previsão é de que o Truck Center gere cerca de 30 empregos diretos. O Pátio será construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.
O secretário de estado da Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Deusdete Queiroga, e o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, também acompanharam a vistoria às obras.
Da Secom-PB
Nenhum comentário: